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Extensão Universitária

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Gestão de Projetos de Extensão

A Fundep faz a gestão administrativo-financeira de cursos, eventos e atividades esportivas da UFMG, em diversas áreas do conhecimento.

Perguntas Frequentes (FAQ)

Abaixo você tem acesso às dúvidas mais frequentes. Caso não encontre o que você procura, entre em Indique o nome do responsável pela confirmação dos dados cadastrais e pelo recebimento da fatura.
O que são cursos de extensão?

Os cursos de extensão são atividades oferecidas por instituições de ensino, ciência e tecnologia com o objetivo de aproximar Universidade e comunidade, permitindo a troca de experiências e contribuindo para o crescimento pessoal, profissional e social dos participantes.

Esses cursos costumam ter curta ou média duração e podem ser realizados de forma presencial, online ou híbrida (parte presencial e parte online).

Embora sejam abertos ao público, alguns cursos podem exigir requisitos específicos, como idade mínima, escolaridade ou conhecimentos prévios.

Quem pode se inscrever nos cursos de extensão?

A maioria dos cursos é aberta ao público em geral. Mas é importante verificar os pré-requisitos de cada curso antes de se inscrever. Essas informações estão na página de divulgação do curso.

Em geral, qualquer pessoa da comunidade pode se inscrever, mas alguns cursos têm público-alvo definido, por isso é importante verificar as informações do curso antes de se matricular.

Essas informações estão disponíveis no material de divulgação e na própria página de inscrição.

Como/Onde se inscrever/matricular nos cursos, atividades e eventos oferecidos?

As inscrições e matrículas poderão ser realizadas online, diretamente neste site. Para visualizar as ofertas disponíveis, basta clicar na área de interesse ou na instituição desejada. Caso já tenha definido o curso de sua preferência, também é possível utilizar a barra de pesquisa e localizar a oferta por meio de uma palavra-chave relacionada.

  1. Encontre o curso de interesse

    a) Acesse o site e localize o curso desejado.

    b) Clique para entrar na página do curso e leia atentamente todas as informações disponíveis.

  2. Inicie a matrícula

    a) Role até a parte inferior da página e clique no botão “Quero me matricular”.

    b) Você será redirecionado para a tela de login.

  3. Acesse ou crie seu cadastro

    a) Se já possui cadastro ativo na Fundep: entre com CPF, CNPJ ou passaporte e sua senha.

    b) Se ainda não possui cadastro: clique em “Cadastre-se” (no canto superior direito da tela) e preencha os dados solicitados.

  4. Confirme ou atualize seus dados

    a) Após acessar o cadastro, será exibida uma tela de confirmação de dados pessoais.

    b) Atualize as informações, se necessário, ou apenas confirme para prosseguir.

  5. Selecione a categoria da inscrição

    a) Escolha a categoria que se aplica a você (ex.: comunidade em geral, alunos veteranos, etc.).

  6. Informe o responsável pelo pagamento

    a) Indique quem será o responsável financeiro pela matrícula.

  7. Escolha o meio de pagamento e aceite o contrato

    a) Defina a forma de pagamento (boleto bancário ou cartão de crédito).

    b) Leia e aceite o contrato de adesão para seguir com a inscrição.

  8. Efetivação da matrícula

    a) Boleto bancário: acesse o boleto, realize o pagamento e aguarde até 3 dias úteis para a confirmação.

    b) Cartão de crédito: aguarde a confirmação do repasse pela emissora do cartão.

Quais são as formas de pagamento aceitas e como efetuar o pagamento?

Cada curso pode oferecer opções diferentes de pagamentos, como boleto bancário ou cartão de crédito, com pagamento à vista ou parcelado. As opções são definidas pela coordenação e informadas na página do curso, atividade ou evento.

Em caso de pagamento por meio de boleto bancário, caso o vencimento caia em fim de semana ou feriado, o pagamento pode ser feito no primeiro dia útil subsequente.

Meu boleto venceu. O que fazer?

Se for a primeira parcela ou boleto único, não é possível fazer o pagamento após o vencimento. Nesse caso, será necessário fazer nova inscrição, desde que ainda haja vagas disponíveis e o prazo não tenha expirado.

No caso de boletos referentes a parcelas, é possível atualizá-lo diretamente na Área do Aluno, no próprio site. O sistema calculará automaticamente os juros e multa, conforme o contrato.

Se o boleto estiver vencido há mais de 30 dias, ou se quiser negociar valores pendentes, entre em contato pelo e-mail: suporte.extensao@fundep.com.br .

O pagamento será feito por Pessoa Jurídica. O que fazer?

Faça sua matrícula normalmente pelo site. Preencha o espaço “Responsável pelo Pagamento” com os dados solicitados da pessoa jurídica.

Depois disso, a Fundep entrará em contato com o responsável indicado para confirmar as informações e enviar os documentos necessários para a efetivação da matrícula, como contrato, boleto e fatura.

Como ter acesso ao meu certificado?

A emissão dos certificados é de responsabilidade da coordenação do curso, atividade ou evento.
Para fazer a solicitação, entre em contato diretamente com a coordenação pelo e-mail informado na página da oferta.

Como retirar 2a via de boleto e cópia do contrato?

Você pode acessar a segunda via do seu boleto ou contrato pela internet.
Basta entrar na Área do Aluno/Participante, no canto superior direito deste site, e fazer login com seu número de registro e senha. Os documentos estarão disponíveis para download e impressão.

E se eu quiser cancelar minha inscrição?

O cancelamento da inscrição pode ser solicitado a qualquer momento.
É só enviar um e-mail para: suporte.extensao@fundep.com.br informando seu nome completo, curso e motivo do cancelamento.

Como entro em contato com a coordenação do curso/atividade/evento?

Se você tiver dúvidas acadêmicas - como conteúdo do curso, carga horária da atividade, cronograma do evento, entre outros - entre em contato diretamente com a equipe responsável.
O e-mail da coordenação está disponível na página da oferta.

Estou em débito com a Fundep. Como proceder?

Se você está em débito com a Fundep, é necessário entrar em contato com o suporte e atendimento aos alunos, disponíveis pelos seguintes canais:

Como tiro dúvidas ou obtenho mais informações sobre as ofertas?

Se você tiver dúvidas acadêmicas - como conteúdo do curso, carga horária da atividade, cronograma do evento, entre outros - entre em contato diretamente com a equipe responsável.O e-mail da coordenação está disponível na página da oferta.

Se a dúvida for administrativacomo as relacionadas a pagamento, cancelamento, mudança de turma, entre outros – verifique as questões deste FAQ e, se permanecerem dúvidas, entre em contato com o suporte e atendimento pelos seguintes canais:

Realização

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Gestão Administrativo-Financeira

Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa - FUNDEP

CNPJ: 18.720.938/0001-41

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